Escola Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes

Já saiu. Estamos lá e estamos bem. É da Escola e foi feito para a Escola, por ocasião da Semana da Leitura.
É uma homenagem, um elogio e um tributo que nos deu muito gozo a preparar, porque o fizemos como se de uma brincadeira se tratasse.
É uma homenagem à leitura, porque foi realizado por alunos de duas professoras de Português da nossa Escola, a partir de textos lidos e estudados nos 10º e 11º anos.
É um elogio à poesia, porque todos os textos são líricos e de poetas de ontem ou de hoje como Fernando Pessoa, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Luis de Camões, Manuel Alegre, Natália Correia, entre muito outros.
É um tributo à nossa voz, porque é o som da nossa terra que ecoa na pronúncia das vozes que lêm de forma inconfundível tornando os textos nossos, únicos e sentidos, revelando a origem das gentes nas sílabas não pronunciadas ou nos sons arrastados.
É um CD gravado e editado na escola. Os diseurs são alunos dos 10º e 11º anos das turmas das professoras Eunice Pereira e Eurídice Gonçalves. Contaram com a colaboração da Biblioteca e do professor Carlos Siva. Chama-se Antologia do Nosso Ler.
in Revista Estrafêgue, nº4
Aqui fica uma pequena amostra.
Enviar um comentário