“Entre a(voz) e as palavras”

Apresentação pública do projecto de promoção da leitura “Entre a(voz) e as palavras”

Cartaz Gulbenkian Print

No âmbito de uma candidatura ao “Concurso de Apoio a Projectos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas” – 2009, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal de Olhão foi uma das 18 bibliotecas nacionais contempladas.
Através deste apoio financeiro, o projecto com duração de 2 anos, destinado sobretudo a adultos com idade superior a 55 anos, abrangerá também as diversas faixas etárias da população e estenderá o seu raio de acção a várias instituições educativas e socioculturais do concelho.
A criação de um clube de leitura em voz alta sénior (Ler, Reler e Tresler), com sessões de partilha da fruição literária, das opiniões suscitadas pelos textos e autores seleccionados por todos é o grande objectivo do projecto. Segundo Sónia Pereira, dinamizadora do Projecto, acredita que do cruzamento de linguagens artísticas diversificadas resultará uma experiência de leitura enriquecedora, as páginas dos livros serão complementadas com o visionamento de filmes que surgiram como adaptações de obras literárias, com actividades com outros clubes de leitura do Algarve, etc.
Este projecto assenta em três etapas distintas, “Entre a(voz) e as palavras” contará com tertúlias (Laboratório da Memória), sessões de encontros com escritores, contadores de histórias e formadores (As mil e Uma Histórias), experiências de narração e/ou leituras públicas de textos (Viv’a voz) e muitas, muitas mais surpresas desejadas desde há muito …
Assim as sessões realizar-se-ão:
- no dia 11 na Eb2,3 Alberto Iria pelas 15:30;
- no dia 20 na Eb2,3 Carlos da Maia pelas 16:30;
- no dia 21 na Eb2,3 João da Rosa pelas 18:30;
- no dia 22 na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes pelas 21:00;
- no dia 25 na Eb2,3 António João Eusébio pelas 20:30;
- no dia 27 na Eb2,3 Dr. João Lúcio pelas 15:00;
- no dia 28 na Eb2,3 Paula Nogueira pelas 20:00

Texto de Sónia Pereira
Enviar um comentário