Concurso "A Batalha dos Livros"




Regulamento

Ø O que é a Batalha dos Livros?

A Batalha dos Livros é um concurso de leitura, que incentiva a leitura autónoma realizada por alunos do 3º ao 10º ano de escolaridade. Encoraja a leitura de bons livros e a competição saudável entre pares. Este concurso é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão.

ØComo se processa a participação dos estudantes?

Os estudantes participam lendo os livros que constam da lista apresentada pela entidade promotora (RCBO) para cada escalão, criando equipas e inscrevendo-se nas BE’s de cada agrupamento.

Ø Quais são os escalões?

1º escalão - 3º e 4º anos de escolaridade

2º escalão - 5º e 6º anos de escolaridade

3º escalão - 7º e 8º anos de escolaridade

4º escalão - 9º e 10º anos de escolaridade

Ø Como se processa a “batalha”?

A “batalha” processa-se em duas fases, uma “local” para apuramento da equipa vencedora de cada escalão / agrupamento e uma “concelhia”, que coloca em confronto as equipas vencedoras de cada agrupamento, para apuramento dos vencedores concelhios.

Cada equipa, constituída por 5 elementos, deverá ter um nome, uma mascote (que terá o nome da equipa) e um lema. Nesta fase, os concorrentes responderão a perguntas acerca dos livros seleccionados para o seu escalão. A resposta deverá ser sempre o título da obra e o respectivo autor. Para a fase local as equipas terão que ler cinco obras. As equipas que ficarem apuradas para a fase concelhia terão que ler mais uma obra.

A fase local decorrerá durante a realização da “Semana Nacional da Leitura”, em Março.

A fase concelhia decorrerá a 22 de Abril, inserida nas comemorações do Dia Mundial do Livro na Biblioteca Municipal de Olhão.

Ø Quais são os benefícios para as crianças / jovens?

Os estudantes melhoram os seus hábitos de leitura e divertem-se numa disputa saudável entre pares, envolvendo os colegas, os professores e a família.

Ø Qual o prazo de inscrição?

A inscrição das equipas deverá ser realizada, na Biblioteca Escolar, até 16 de Janeiro.
Enviar um comentário